Quem sou eu

Minha foto
A riqueza histórica e cultural de Nova Friburgo, já seria por si só um grande motivo para nos dedicarmos a essa cidade, mais ainda quando a nossa família faz parte dessa história. Tenho orgulho das minhas raízes e busco, com esse trabalho, facilitar a pesquisa de informações sobre a genealogia das famílias dos colonizadores dessa cidade. Também convido a todos a compartilharem suas informações, documentos, fotos, etc, possibilitando a construção de um grande banco de dados sobre os imigrantes.

Razões das Imigrações

RAZÕES DA VINDA DOS IMIGRANTES SUIÇOS E ALEMÃS PARA NOVA FRIBURGO (1818-1824)

Uma análise das condições políticas, climáticas e socioeconômicas do período anterior as imigrações dará as respostas a essa pergunta.

Socioeconômicas:
A revolução industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII provocou profundas alterações socioeconômicas nas cidades européias. A industrialização trouxe efeitos negativos para os profissionais liberais. A chegada de máquinas, com escala de produtividade muito superior aos processos manuais, passou a substituir profissionais como alfaiates, carpinteiros, tecelões, artesãos, etc... Essa população de desempregados nas cidades passou a engrossar a massa de famintos nas regiões européias.
A França criou barreiras protecionistas com a introdução de impostos alfandegários e piorando ainda mais a situação de regiões estrangeiras com a Confederação Helvética, Prússia e o Império Austro-húngaro.

Climáticas:
O vulcão Tambora, situado em Sumbawa (Indonésia) entra em erupção em 1815, cuspindo imensas quantidades de cinzas na atmosfera e assim enfraquecendo a radiação solar em todo o mundo, principalmente no hemisfério norte. Essa foi a pior erupção vulcânica nos últimos 10.000 anos. A Europa é fortemente atingida e o ano de 1816 é conhecido como “Ano Sem Verão”. Nesse ano, o trabalho agrícola é extremamente difícil e a economia fica paralisada. Foi em meados de Junho desse ano, após a erupção de Tambora, que começa a chover e as temperaturas caiem fortemente. A chuva e o frio persistem, a vegetação sofre e as colheitas são praticamente todas perdidas.
A falta de víveres e o conseqüente aumento da inflação de preços levam a fome em massa. As áreas agrícolas européias possuíam poucas reservas de cereais que são insuficientes para passar o próximo inverno. Na região de St. Gall na Suiça, no ano de 1817, mais de 5000 pessoas morreram vítimas de fome.

Políticas:
A Revolução Francesa em 1789 serviu de inspiração para muitas outras regiões também se revoltassem contra as monarquias. O período de 1792 a 1815 foi marcado pelo domínio francês a partir das conquistas napoleônicas impondo um controle a todo o território alemão, dividido entre a Confederação do Reno, a Áustria e a Prússia. Em 1806, Francisco II declarou a dissolução do Sacro Império e proclamou-se imperador da Áustria. Nos anos seguintes, a dominação francesa estimulou o aparecimento da consciência nacional alemã, especialmente na Prússia, onde os ministros de Frederico Guilherme III, inspirados nas idéias da revolução, empreenderam importantes reformas administrativas e econômicas. A partir de 1813, as guerras de libertação reuniram os alemães num esforço comum contra o invasor, contribuindo para o processo de unificação germânica. A Prússia, aliada à Rússia e à Áustria, venceu a França em Leipzig em outubro desse mesmo ano; em fevereiro do ano seguinte as tropas do marechal Gebhard Leberecht de Blücher entraram em Paris.
O Congresso de Viena de 1815 substituiu o Sacro Império por uma Confederação Germânica composta de 35 estados e quatro cidades livres, estruturada em torno da Dieta (assembléia de representantes) de Frankfurt sobre o Meno. Desde o princípio, a Áustria e a Prússia entraram em conflito por suas ambições hegemônicas sobre a confederação, ainda que concordassem em manter a divisão política e em reprimir os movimentos liberais e nacionalistas.
Na América Latina a independências das colônias e as redefinições de fronteiras territoriais marcaram um período de grande instabilidade política e guerras.
No Brasil, D. João VI temia a perda de terras para as recém criadas repúblicas independentes e queria ter um exército profissional para a defesa. Os soldados imigrantes atenderiam a essa finalidade.
Com o retorno da Corte Real para Portugal em 24.04.1821 e com independência do Brasil, D. Pedro I teve que ampliar essa militarização independente para também fazer frente às tropas portuguesas aqui aquarteladas e ainda fiéis à Coroa. A guerra com a Argentina sobre a província Cisplatina estava necessitando um contingente importante de soldados e somente teria a solução de trazê-los do exterior.
Além de soldados necessitava o país também de colonos que viessem a instalar no Sudeste e Sul e garantir a posse da terra.
A Imperatriz D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I e arquiduquesa da Áustria, recomendou trazer soldados e colonos da Alemanha. Lá havia milhares de soldados desempregados desde o fim das guerras contra a França e milhares de agricultores, artesãos, tecelões famintos e necessitando de uma solução urgente.
Os suíços não tinham tido o sucesso desejado por todos em Nova Friburgo. Depois da esperança de 1820, a contratação de novas levas migratórias poderia ser uma boa solução. E com esse intuito e somado ao momento político em que o Brasil se encontrava, José Bonifácio de Andrada e Silva, como ministro dos Negócios Estrangeiros, assinou em 21 de agosto de 1822 quando o processo de nossa independência já se liquidava, no qual incluía a imigração de no máximo 4.000 pessoas divididas em duas classes, sendo: "A Primeira, de atiradores que debaixo do disfarce de colonos serão transportadas ao Brasil onde deverão servir como militares pelo espaço de seis anos; a Segunda classe, de indivíduos puramente colonos aos quais se concederão terras para seus estabelecimentos, devendo porém servir como militares em tempos de guerra, à maneira dos Cossacos ou Milícia Armada, vencendo no tempo de serviço, o mesmo soldo que têm as Milícias Portuguesas, quando se acham em campanha".
A difícil missão de angariar colonos e contratar soldados alemães para os Batalhões de Estrangeiros do Brasil coube ao Major Johann Anton Von Schaeffer, que havia chegado ao Brasil em 1814 e conseguido granjear a amizade de D. Leopoldina, pelo interesse de ambos nas ciências naturais. De posse de uma procuração que o nomeava de "Agente de afazeres políticos do Brasil", Schaeffer encontrou inicialmente grandes dificuldades em contratar soldados na Alemanha. A exportação de soldados era proibida, desde o Congresso de Viena em 1815, pois as grandes potências européias (Prússia, Inglaterra, Áustria e Rússia) não permitiriam o surgimento de outro "Napoleão" no mundo, e, D. Pedro I, com a independência do Brasil foi considerado um usurpador do poder, um rebelde que traíra o pai.
Em algumas cidades Alemãs existia o direito dos cidadãos à emigração, principalmente nos Estados da atual Renana onde, pela proximidade com a França, a destruição provocada pela guerra havia sido maior e onde mais se fizeram sentir os efeitos do fim do feudalismo. Cerca de 50% dos imigrantes são provenientes desta região, mas precisamente do "Hunsrück" quadrilátero compreendido entre os Rios Reno, Mosela, Nahe e Saar. Os camponeses que agora podiam abandonar o campo, não encontravam trabalho nas cidades também já repletas de artesãos desempregados, pois as indústrias estavam trocando a mão-de-obra humana pelas máquinas que produziam mais e melhor.
Com a oferta pelo Governo brasileiro de terras (cerca de 150 Morgen, equivalentes a 77 hectares), além de ferramentas, gado, sementes, auxílio financeiro nos 2 primeiros anos e isenção nos primeiros 10 anos, a missão de Schaeffer foi grandemente facilitada.
Para não chamar a atenção das autoridades Schaeffer embarcaria soldados disfarçados entre famílias de colonos. Para angariar os emigrantes Schaeffer havia nomeado diversos subagentes na Alemanha que se encarregavam da documentação e do transporte dos colonos das suas localidades até o porto de embarque, que no início foi Hamburgo enquanto Schaeffer se ocupava na contratação das embarcações, veleiros (galeras) de 3 mastros. Da Renana até Hamburgo viagem, feita em diligências puxadas à tração animal, demorava cerca de 4 semanas. Em Hamburgo eram os emigrantes submetidos a quarentena e ao exame da documentação, entre eles o "certificado de cidadania brasileira", com renuncia expressa da cidadania alemã, fornecido por Schaeffer. As autoridades alemãs não queriam que os emigrantes arrependidos voltassem para sua terra natal.
O embarque dava-se quando o navio estava pronto, ou seja, devidamente adequado para o transporte de pessoas. Os veleiros construídos para o transporte de mercadorias e recebiam beliches instalados nas áreas semi-cobertas das embarcações para acomodar os passageiros. O início da viagem significava a despedida definitiva da família e dos amigos, mas significava também o abandono da uma pátria com instabilidade institucional, democracia precária, explosão demográfica, recessão econômica, terras exauridas e improdutivas, e que para os emigrantes significava a fuga do desemprego, da fome, da insegurança, da falta de perspectivas e do desespero.
No campo reinava o minifúndio. Sucessivas divisões hereditárias tornaram as propriedades em frações de terras muito reduzidas. Pela contínua exploração as terras tornaram-se pouco produtivas. Subsistia ainda a estrutura de trabalho baseada no regime feudal. Mas de nada revolvia o abandono do campo pelos camponeses, pois estes não encontravam emprego nas cidades. A indústria manufatureira havia criado novas profissões, para as quais os camponeses não tinham habilitação, pois eram na maioria ex-servos desqualificados.

Dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.
O início da viagem também significava o princípio de uma aventura: a viagem pelo Atlântico, que dependendo das condições a viagem pelo Atlântico levava de 90 a 120 dias. Os suíços que haviam chegado ao Brasil em 1819, oriundos de Fribourg e que aqui se instalaram em Nova Friburgo, tiveram uma viagem desastrosa. Por falta de organização aguardaram por 2 meses o embarque no porto da Holanda. Mal instalados ali mesmo enterraram 43 emigrantes. Os 2.018 montanheses arrebanhados por campos e aldeias atravessaram o Atlântico espremidos em 7 barcos. Um dos barcos, o Urânia, em que embarcaram 437 passageiros, devido a uma epidemia, marcou sua rota marítima com um rastro de 107 corpos. Mais de 1 cadáver por dia. Um quarto dos passageiros lançados do tombadilho. No Rio de Janeiro outra mortandade em decorrência de febres tropicais. Ao todo, de uma Friburgo à outra, a velha na Suíça e a nova no Rio, somaram-se 389 baixas. Dos 2.018 colonos que saíram chegaram apenas 1.631, índice de mortandade parecido com o dos navios negreiros!
Com o ingresso de Major Schaeffer no processo imigratório isto não haveria de acontecer. Homem extremamente diligente organizou com todo o cuidado os embarques. Em cada uma das 27 expedições que organizou de 1824 a 1829 havia um "comandante do transporte" ou "chefe da expedição", que zelavam pela disciplina, pela higiene bordo bem como dos direitos e deveres dos passageiros. A alimentação não era descurada. Os comandantes convidavam passageiros para os seus camarotes para comprovar que a alimentação servida aos tripulantes era a mesma que era servida aos passageiros. Em cada navio havia um médico cirurgião, farmacêutico e enfermeiros para cuidar da saúde bem como da higiene para evitar a erupção de epidemias à bordo. Evidentemente que ocorreram mortes nas viagens, mas estas sempre foram decorrentes de causas diversas, e não devidos à má alimentação ou falta de higiene da embarcação ou dos passageiros.
Conrad Meyer foi o relator dessa viagem, da qual participara até Tenerife, prestando informações personalizadas e agrupadas em três listas. Elas foram feitas com cuidado e nos dão uma visão mais exata sobre esses colonos enviados por Schaeffer e das dificuldades enfrentadas por eles na viagem:
"O navio enfrentou longos temporais que inutilizaram seus mastros obrigando a um retorno ao porto de Texel, onde 26 colonos homens, mulheres e crianças fugiram a um novo embarque."

"Nossa segunda partida, não foi mais feliz que a primeira. Cruzamos durante alguns dias o Canal da Mancha e fomos forçados uma segunda vez por ventos a arribar a Cowes na Ilha Wiglot. A nossa terceira partida, parecia mais favorável do que o das duas primeiras. Mas logo grandes furacões nos lançaram na Baia de Biscaia e mais tarde nas Costas de Mandragora na África; só depois de infinito atraso conseguimos chegar a Tenerife (Santa Cruz)".

Em Santa Cruz, houve nova compra de água e provisões, mas já sem Conrad Meyer, que se transferira para o Paquete inglês Eclipse, seguiu o Argus para o Rio de Janeiro em Dezembro de 1823.

Meyer chegara um pouco antes e apresentava um detalhado relatório às autoridades locais. Assim a 7 de Janeiro de 1824, dias depois da chegada de Conrad Meyer, o Ministro Carvalho e Mello, ao responder aos ofícios de Schaeffer prometia-lhe o envio de fundos destinados à colonização dizendo: "Entretanto tendo aqui já chegado, Conrad Meyer com a conta das despesas que fizera na Comissão de vir acompanhado os trezentos alemães por Vossa Mercê enviados para este Império. Sua Majestade Imperial não só mandou prontamente pagar-lhe, mas deu todas as providências para o bom recebimento e comodidade dos ditos colonos alemães, como a Vossa Mercê constará pelas cópias inclusas e Diários do Governo".

7 comentários:

  1. Muito bom, obrigado por compartilhar essa preciosa pesquisa e ponderação! Por: Filipe Rodrigues (descendente vivo das famílias Fendeler ou "Findler" e Jungbluth - ambas alemãs).

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de qualidade. Sou descendente de folly, murith, jungblut e pereira da rosa

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Alguma dica de acesso à lista de imigrantes vindos dos navios? Eu cheguei a encontrar de Portugal no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Vi uma cópia de um navio vindo da Alemanha e quase todos caracterizados como trabalhadores tal qual mencionado o texto. Tempos depois houve preconceito com militares descentes de alemães, assim como aconteceu com descendentes de japoneses por conta da guerra.

    ResponderExcluir
  4. Lista de navia com parte da referida história em http://www.familiaeller.com.br/argus.asp

    ResponderExcluir
  5. O site da Fundação D. João VI está fora do ar

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber sobre os imigrants alemães da década de 1840. Haveria uma relação dos navios e dos imigrantes?

    ResponderExcluir